O
LAFIEX foi criado inicialmente dentro do Departamento de
Fisioterapia. No início do ano de 2007, constituiu-se
voluntariamente um grupo de estudos e pesquisas em Fisiologia do
Exercício, com o objetivo de ampliar e produzir novos conhecimentos
na referida área. Também tinha por objetivo possibilitar aos alunos
de diversas áreas afins um espaço complementar para a formação
acadêmica por meio da iniciação científica e realização de
trabalhos de conclusão de curso.
No
ano seguinte, esse grupo passou a integrar o Programa Multicêntrico
de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – PMPGCF, da
Sociedade Brasileira de Fisiologia, dando origem ao Laboratório de
Fisiologia do Exercício (LAFIEX), e no ano de 2012, juntamente com a
inauguração do prédio do Centro Integrado de Pós-Graduação e
Pesquisa em Saúde da UFVJM - CIPq, o LAFIEX foi transferido para
salas no primeiro andar, onde atualmente se encontra.
Os
primeiros trabalhos realizados envolviam exercício físico,
osteoartrite de joelho, e parâmetros inflamatórios.
Sequencialmente foi elaborada outra pesquisa utilizando plataforma
vibratória, através do estimulo de vibração de corpo inteiro por
meio do treinamento físico, avaliando parâmetros clínicos e
funcionais, bem como parâmetros inflamatórios e hormonais.
Os
Professores responsáveis pelo LAFIEX são a professora Ana Cristina
Lacerda (Departamento de Fisioterapia) e professor Fabiano Trigueiro
Amorim (Departamento de Educação Física). Este laboratório está
equipado para o desenvolvimento de avaliações e intervenções do
desempenho motor, funcional e físico humano. Nele encontram-se dois
analisadores de gases, utilizados para quantificar o gasto energético
de atividades físicas e mensurar de forma direta o consumo de
oxigênio durante testes de avaliação física. Possui também
esteiras, cicloergômetros de braço e de pernas com interface com
computadores e plataforma vibratória, utilizados para avaliar o
desempenho motor e funcional e realizar treino por meio de exercício
físico. Encontram-se disponíveis analisadores portáteis de
parâmetros bioquímico-metabólicos: glicosímetros, lactímetros,
aparelho para dosagem de colesterol e amônia sanguíneos. Além
disso, há uma sala climatizada, preparada com sistema de controle de
temperatura e umidade relativa do ar para a realização de
experimentos que necessitam de controle fino das condições
ambientais. Em outra sala, há um sistema de análise de composição
corporal e densidade mineral óssea (DEXA) utilizado nas avaliações
antropométricas.
Com
relação aos alunos que participam e os projetos em que estão envolvidos,
atualmente são alunos de mestrado tanto do PMPGCF quanto do Programa
de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional –
PPGReab, orientados pela professora Ana Cristina Lacerda, e alunos
do PMPGCF orientados pelo professor Fabiano.
Uma
das linhas de pesquisa do grupo “Fisiologia
do Exercício e da Inflamação” (grupo
de pesquisa cadastrado junto ao CNPq), conduzida pelos professores
Ana Cristina Lacerda, professora Vanessa Amaral Mendonça e professor
Hércules Ribeiro Leite, é voltada para o estudo dos efeitos agudos
e crônicos do exercício físico, realizados em diversos ergômetros
ou estímulo de vibração de corpo inteiro, e também sobre o
desempenho físico e funcional, bem como parâmetros
neuro-endócrino-imuno-inflamatórios, termorregulatórios e
cardiovasculares em populações saudáveis e grupos especiais, tais
como idosos, pacientes com doenças crônico-degenerativas e outros.
Além disso, este grupo de professores desenvolve pesquisas com
modelo animal buscando fazer a translocação do clínico para a
bancada, a fim de tentar responder questões complementares e
entendimento de mecanismos relacionados com pesquisas realizadas com
modelo humano.
Outra
linha de pesquisa, do grupo “Biologia do Exercício físico”
(grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq), conduzida pelos
Professores Fabiano Trigueiro Amorim, Flávio Magalhães de Castro,
Etel Rocha-Vieira e Ivana Alice Teixeira, desenvolve estudos em três
áreas principais: Avaliação de métodos de recuperação
pós-exercício, como imersão em água fria e LED; Estudo dos
efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade na obesidade,
resistência à insulina e destreino; e Avaliação do estresse
térmico em atividades ocupacionais e esportivas.
Como
participar de um projeto de pesquisa? Segundo a Professora Ana
Cristina, o primeiro passo seria por meio da participação e
demonstrativo de interesse, por alunos de cursos de graduação, em
reuniões científicas de grupos de pesquisa. Assim, o interessado
conhecerá os trabalhos e artigos relacionados com os projetos em
andamento. O segundo passo é se
vincular
a um
projeto
de pesquisa contemplado com bolsa de iniciação científica. Os
professores que conseguem este tipo de bolsa institucional –
PRPPG/UFVJM (Programa de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC)
geralmente abrem edital para selecionar alunos de graduação para o
desenvolvimento do projeto.
Texto: Larissa Chaves e Leydiane Ribeiro
Revisão: Ana Cristina Lacerda e Carolina Ansani
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